sexta-feira, 9 de abril de 2010

Globalização e: economia ou teologia?...

Max Stackhouse escreveu que "the kind of faith one has makes a great deal of difference in social, cultural, political and economic life — indeed, to the basic contours of civilization" (v. http://www.theglobalist.com/StoryId.aspx?StoryId=8381 - na 1ª de 5 partes dum ensaio que deverá continuar a ser publicado nesse sítio. Deixo-o aqui assinalado precisamente numa sugestão de prosseguimento de leitura.
Mas entretanto com esta nota: propõe o autor que a actual conjuntura civilizacional, a globalização do mundo, não seja pensada estritamente em parâmetros económicos - os factores gerais das nossas escolhas (recursos, proveitos...) - mas antes a partir do estabelecimento dos valores em função dos quais se ponderam proveitos, dispêndio de recursos... E a religião estará no centro desse estabelecimento. A ideia é antiga. Mas contrapõe-se-lhe a tese mais recente da ética evolucionista - cf. ex. Altruísmo e evolucionismo (2) - que, na base dum darwinismo que por sua vez se inspirou no economicismo de Adam Smith e de Malthus (demografia), proporá que as religiões é que se constituem como investimentos seleccionados ao longo da evolução da nossa espécie, por se revelarem proveitosos para a sobrevivência humana (visto estimularem a entreajuda, animarem-nos face à morte, etc.).
Ficam pois as questões, respectivamente de 1ª e de 2ª ordem: ) É a economia que deve ser pensada na base da religião, para então se interpretar e intervir no actual mundo globalizado, ou, ao contrário, a religião é que deve ser pensada economicistamente, e depois o mundo pensado em conformidade? ) Qual será o critério para decidir a anterior contenda teórica?

4 comentários:

  1. Acai Berry assists with Weight Loss as a natural supplement and it is one of the worlds most powerful antioxidents.

    ResponderEliminar
  2. Los Angeles Web Design specialists, bringing you web design from just $550.

    ResponderEliminar
  3. Rhino specialises in all aspects of Industrial, Commercial, Strata & Residential High pressure cleaning. We are the environmentally friendly hot water cleaning specialists.

    ResponderEliminar
  4. Get online and in business with Online Business Entrepeneurs - your resource for starting, building and growing your own business online.

    ResponderEliminar