domingo, 27 de setembro de 2009

Um lamarckianismo do darwinismo? (25/09/09, 1º)

No nosso recente almoço mensal (enfim regularizados! - cf. Crise civilizacional... e desenvolvimento técnico?...) o meu amigo João Paulo Constância trouxe-me a fotocópia do artigo de Richard Lewontin em The New York Review of the Books (vol. 56, May 28, 2009, Nº 9: 19-22) onde esse autor pergunta "Why Darwin?". Concretamente, porque tanto estamos hoje a celebrar Darwin, se a teoria dita darwinista foi ao mesmo tempo formulada de forma próxima por Alfred Russel Wallace, se foi Mendel que (também por esse tempo) facultou a genética que responde ao requisito darwinista da hereditariedade, e se afinal o evolucionismo se constituiu como paradigma não só biológico mas físico, económico... décadas antes de A Origem das Espécies? Em suma: o que é que, nessa evolução das ideias, se deve a Charles Darwin?
Reconhecendo a influência do meio intelectual da época, Lewontin chega até a sugerir que se o liberalismo clássico, uma vez reforçado pela teoria da selecção natural, "is often referred to as 'social Darwinism', we would be much more in aggreement with historical causation were we to call Darwinism 'Biological Competitive Capitalism'" (op.cit.: 20) - ainda que o autor saliente a diferença entre essa doutrina económica, que faculta a evolução (económica, social, política...) de uns poucos indivíduos, e essa teoria biológica, que explica como toda a espécie evoluiu.
Voltando à pergunta pela origem (ou evolução) das ideias, inflecti o darwinismo sobre esta evolução, como paradigma explicativo, em http://www.webartigos.com/articles/19807/1/nota-sobre-a-origem-e-evolucao-das-ideias-uma-explicacao-darwiniana-ou-lamarckiana/pagina1.html. Mas contrapondo-o a um paradigma lamarckiano que enfatize antes alguma intervenção do hospedeiro de cada ideia - neste caso, a de evolução das espécies vivas - de modo que o que é retransmitido já não é exactamente o que terá sido recebido. Porventura será o caso de C. Darwin, que tendo recebido não só a ideia de evolução em geral, mas ainda economicamente a da selecção por competição intra-individual, ajustou-a de modo a explicar a adaptação e sobrevivência de espécies inteiras, passando o testemunho que Mendel completaria. Esse pormenor parece ser um ponto a favor da posição da ideia biológica darwinista numa evolução das ideias explicada lamarckianamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário