segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O aviso do Haiti

Profeticamente (?), a última obra referida no top20 do post anterior perspectiva-nos o futuro em encruzilhadas como a que se abre nessa pequena ilha das Caraíbas - nesta última semana mais presente nos telejornais do mundo inteiro do que provavelmente em todo o séc. XX - que se divide entre o Haiti e a República Dominicana.
O subtítulo da obra de Jared Diamond é "How Societies Choose to Fail or Succeed", e a comparação entre aqueles "two worlds" veio há dias resumida em http://www.theglobalist.com/StoryId.aspx?StoryId=4776 .
Deixando aqui o link desse artigo, sugiro-o com 3 curtas observações:
a) Não há um único caminho na história universal, e uns obtêm melhores resultados do que os outros. Logo, quem quer viver esses bons resultados ou os quer deixar à geração seguinte, deve escolher nessa direcção - isto é, deve aceitar o preço de tal escolha! Em troca quem não o pagar, ou os filhos de quem se tiver recusado a pagá-lo, viverão resultados como os que os noticiários nos mostram hoje naquele pseudo-país (Esta é uma verdade de La Palisse?... frequentemente são estas verdades que apontam os caminhos certos).
b) Bons resultados a curto prazo podem perfeitamente significar o desastre a médio ou longo prazo - da exploração das florestas e do solo no Haiti... ao consumismo português alimentado pelo crescimento da dívida externa, exemplos não faltam.
c) Os leitores de Diamond têm acentuado a dimensão ecológico-económica que ele traz à colação. Note-se porém que o autor também realça traços culturais gerais, e opções políticas. A comparação daqueles 2 países mostra-o bem. E é nestas últimas dimensões que se escolhem os resultados que a 1ª dimensão apenas condicionará.

Sem comentários:

Enviar um comentário