quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Para o esclarecimento do "transhumanismo", e para um seu enquadramento ético

Apenas 2 sugestões:
Uma, da leitura do post http://transhumanismo.blogs.sapo.pt/15728.html de Rui Barbosa (no blogue aqui assinalado ao lado).
A outra, do enquadramento ético a tais desenvolvimentos tecnocientíficos por Gilbert Hottois (O Paradigma Bioético, trad. P. Reis, Lisboa: Salamandra, 1992) - que apontei na nota 24 do ensaio que este blogue prolonga precisamente para esse enquadramento. Distinguem-se 3 atitudes: a liberal, a restritiva, e a intermédia. A 1ª, de acordo com o chamado imperativo técnico, defende que se faça tudo o que for tecnicamente possível - para realização dum homem concebido como homo faber. A 2ª defende antes que se respeite sempre uma Natureza - a postular. A 3ª, que na linha do filósofo Hans Jonas propõe que a intervenção técnica seja orientada, e limitada, não só pela salvaguarda da vida, mas ainda, no caso humano, pela salvaguarda do livre arbítrio.

A propósito, esse investigador disse-me há dias que estão a tentar lançar uma Rede Nacional de Investigação sobre o Transhumanismo. Aqui deixo algumas palavras da minha resposta:
"Concordo 200% com a sua proposta duma Rede Nac. Invest. Transh., e pelas razões que aponta mais a sinergia que poderia trazer no plano da investigação de ponta e do pensamento de longo prazo - tradicionalmente deficitários na nossa cultura do desenrascanço e das vistas curtas (foi preciso vir uma inglesa educar os filhos para que estes, uma vez no Governo e na "empresa pública" que promoveu a navegação atlântica, fizessem os Descobrimentos que ainda hoje gostamos de tomar como nosso 1º factor de identidade!)".

1 comentário:

  1. Rede Nacional de Investigação sobre o Transhumanismo: Estamos a organizar um Encontro Internacional com a participação de 3 dos melhores especialistas europeus da matéria:
    WHERE WE CAME FROM AND WHERE ARE WE NOW
    (Mike Treder , Managing Director of the Institute for Ethics and Emerging Technologies)
    A brief overview of how we got to, where we are today in transhumanism, and a consideration of several directions we might go in the future).
    ESTIMATING THE CAPABILITIES AND
    UNDERLYING SCIENCE OF FUTURE TECHNOLOGIES
    (Anders Sandberg, Future of Humanity Institute, Philosophy Faculty of Oxford University)
    A far dramatic and post-human theme, with some speculative technological extrapolation.
    WHAT ARE THE CHALLENGES OF H+ FOR 2010
    (David Orban, Board of Directors of Humanity+ - World Transhumanist Association)
    DEBATE OPEN TO PARTICIPANTS
    Inscriptions
    transhumanismo@sapo.pt,
    Tel: 218 614 272 / 877 581 (Rui Barbosa)/Fax:+351 218 867 343

    ResponderEliminar