sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Complexidade e futebol

Manuel Sérgio acabou de lançar o seu último livro Filosofia do Futebol, desporto de competição em cujo treino defende a integração das dimensões física, técnica, táctica, psicológica e até social, segundo as categorias teóricas propostas por Edgar Morin e outros autores da teoria da complexidade.
Ou por outras palavras, o sucesso de tal treino integrado será mais um contra-caso que a epistemologia reducionista, então aplicada à concepção deste jogo e correspondentes metodologias de treino, deverá enfrentar...
Confesso porém que este post não é para mim! Como ainda há poucos dias dizia a uma amiga, o futebol é a minha telenovela: quando me sento a vê-lo na televisão adormecem-me as faculdades analíticas e reflexivas, e fica apenas o gosto, ou não (!), pelos movimentos colectivos e o seu efeito na bola (em direcção ou não da baliza adversária). Mas acredito bem que esse livro interesse a quem pensa o futebol. Entretanto, tanto para eles como para nós outros, a sugerir a complexidade não tanto no treino mas ao menos no seu resultado (que provavelmente implicará o anterior, como pretende Sérgio), temos exemplos como aqui na minha heterodoxia Mais um concerto do Barça Quartet!.

1 comentário:

  1. Parece tratar-se de obra indicada para certos treinadores 'metafísicos', como José Mourinho e semelhantes...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar