sábado, 7 de novembro de 2009

Entre o enigma do belo... e os da matemática


 Porque é que esta mulher (Sharon Stone) "é bela"? - O notável (além da beleza dela, claro!) é que o uso da forma verbal "é" parece estar empiricamente confirmado. A saber, contra a ideia batida - no seio desta nossa já tradicional cultura pós-moderna... - de que o juízo de beleza humana é subjectiva e culturalmente condicionado, verificam-se antes denominadores comuns nesse juízo transversais a quaisquer culturas, como a simetria do rosto, e a minimização do seu desvio padrão (do afastamento às proporções médias).
Como argumentam J.-Y Baudouin e G. Tiberghian, "Female facial attractiveness was investigated by comparing the ratings made by male judges with the metric characteristics of female faces. Three kinds of facial characteristics were considered: facial symmetry, averageness, and size of individual features. The results suggested that female face attractiveness is greater when the face is symmetrical, is close to the average, and has certain features (e.g., large eyes, prominent cheekbones, thick lips, thin eyebrows, and a small nose and chin). Nevertheless, the detrimental effect of asymmetry appears to result solely from the fact that an asymmetrical face is a face that deviates from the norm. In addition, a factor analysis indicated that averageness best accounts for female attractiveness, but certain specific features can also be enhancing. (Resumo do artigo à venda em http://www.sciencedirect.com/science?_ob=MImg&_imagekey=B6V5T-4D9DBD3-1-3&_cdi=5795&_user=10&_orig=search&_coverDate=11/01/2004&_sk=998829996&view=c&wchp=dGLbVlz-zSkzk&md5=996952d13ff46d87d7e8588da4dd1135&ie=/sdarticle.pdf). Ou seja, sob, e envolvendo, pequenos factores culturais e subjectivos, o grande critério do juízo estético, pelo menos no que ao corpo humano diz respeito, é matemático.
Matemática e beleza - aqui voltamos aos enigmas desta ciência. Um biologista simples dirá: estamos geneticamente programados, ao cabo da evolução da espécie em curso, a acharmos belo o que obedece a proporções matemáticas. "Simples"... ou "simplista", porque a questão será então: a que propósito a selecção natural nos obriga ao custo extra de obrigar, ou de tender para tais proporções? O que é que estas têm de tão importante para a sobrevivência da espécie que justifique o custo da sua selecção, ou seja, o não aproveitamento de espécimes funcionais, capazes de reprodução, mas assimétricos...?
Deixa para a entrada em cena dos platónicos: a palavra "é", ou "existe", etc. compete (senão primeira ao menos legitimamente) a ideias, ou conceitos, e também a puras relações como as matemáticas. Depois, tanto tudo o que há as manifesta tão perfeitamente quanto lhe for possível, e funcionará, sobreviverá, será "bom" nessa medida! (o belo é o distintivo disso) - veja-se a alegoria "da linha" em A República de Platão. Quanto um dos tipos de entes que há, o ser humano, revela a capacidade de remontar até essa realidade 1ª - veja-se a alegoria "da caverna" na mesma obra. Projecto teórico porém que logo Aristóteles criticou de forma que até hoje resta difícil ultrapassar - ou seja, resta difícil sustentar aquela ajuda platónica ao simplismo biologista na explicação do juízo estético... E todavia os dados empíricos recolhidos em artigos como o acima citado estão aí...
Lá tenho que usar outra vez a frase "Demasiada areia para a minha camioneta"! Entretanto vem isto a propósito do meu almoço de Outubro (que por acaso teve lugar já neste mês) com o João Paulo Constância. Chamou-me ele a atenção para uma recente conferência de uma investigadora sobre a condição matemática da composição musical de Mozart. Nomeadamente, do modo como este músico clássico aplicava, aos sons no tempo, os paradigmas das transformações de uma figura no espaço - como a rotação e a translação, nas quais a simetria é determinante. Ora a teoria clássica da dedução subsume estas transformações a axiomas puros, aplicáveis também a números, a saber, os axiomas do fecho, da comutatividade, da associatividade, da identidade, e da inversão - v. M.S. Lourenço, Teoria Clássica da Dedução, Cap. 1, Lisboa: Assírio & Alvim, 1991, pp. 23-65.
Música para... já nem diria ouvidos, mas antes pensamentos platónicos! Nessa linha deixo em seguida o link para a notícia da conferência que creio ser aquela que o meu amigo me mencionou. Com os votos de bom fim de semana aos platónicos (mas que se não animem ao ponto de esquecerem aquelas também velhas objecções...). E que aqui fica como pedra no sapato para nós outros, aristotélicos, ou aristotélico-tomistas... e a condenação a mais um fim de semana de trabalho, de perguntas, e de apenas humilde satisfação.
http://www.cvtv.pt/imagens/index.asp?id_tag=3&id_video=70

Sem comentários:

Enviar um comentário